terça-feira, 19 de maio de 2009

Saudade e Nostalgia

No documentário "Meu Tempo é Hoje", o grande Paulinho da Viola afirma que tem nostalgia de um tempo que não viveu.

Sem querer me comparar ao grande cantor e compositor, confesso que sinto a mesma coisa.

A cada dia que passa, vejo mais alienação e mediocridade em tudo que me cerca. A cultura de massa é medíocre, a consciência crítica da sociedade é muito fluida e fraca, a arte, a literatura de massa e a música não se renovaram.

Sinto nostalgia. Nostalgia dos tempos em que a juventude lutava por um mundo melhor, e não se preocupava em derrubar o oponente para levar vantagem. Nostalgia dos tempos em que a música, a arte e a literatura de massas eram de qualidade.

Hoje eu me sinto em um gueto. Quase um extraterrestre.

Mesmo as relações interpessoais são cada vez mais distantes e egocêntricas. Eu ainda me considero um privilegiado por ter uma família estável e um grupo leal, embora pequeno, de amigos, todavia as lágrimas escorrem do meu coração ao ver a indiferença cada vez maior do ser humano.

Viramos janeiros, nos abraçamos, nos desejamos "Feliz Ano Novo", porém... será isso verdadeiro e real ? Ou a hipocrisia tomou de assalto os corações petrificados ?

O que meus oito leitores acham disso ?

P.S. - Amanhã, quinta e sexta devo atualizar menos o blog por estar em curso, se o fizer será de casa.

7 comentários:

  1. Boa noite ... saudações rubro negras ... meu amigo Migão confesso que não sou fã do carnaval da Sapucaí apesar da minha simpatia pela Mangueira ... acho que por teoria todo Flamenguista deve ser Mangueira ... mas deixa isso para lá ... o que me espanta na verdade é que me parece sério o retorno do Petckovik a Gavea ... não discuto a sua qualidade tecnica mas sim a fisica a ponto de questionar se vale a pena pagar 70 mil/mes para o cara ser um chinelinho, mesmo que este valor seja abatido do valor da causa trabalhista que o servio cobra do Mengão (algo em torno de 18 milhas ... aliás não sei por que resolvi não ser jogador de futebol ... vou ser burro assim lá na China ... hehehehe) ... o que voce acha dessa?


    Vovô xaruto

    ResponderExcluir
  2. mais uma coisa ... tinha certeza qque o Chico ia colocar o link Ouro de Tolo no VDK ... isto faciulita a minha visita diaria por aqui ...


    Vovô xaruto

    ResponderExcluir
  3. Migão,
    com relação ao post apesar da loucura que é o mundo atual me orgulho de preservar a familia, que para mim é a maior e melhor instituição da vida ... me orgulho de ainda conviver com amigos que conheci quando tinha 7 anos de idade na qual formamos uma turma inseparavel até hoje e pelo visto de vida eterna ... e me orgulho de estar aberto sempre a novas amizades até as virtuais do mundo moderno ... não sou rico, não tenho dinheiro mas sou muito feliz ...


    Vovô Xaruto

    ResponderExcluir
  4. Promessa feita, promessa cumprida.
    Reflexões sobre a vida.
    Um blog assim é muito legal, funciona quase como um diário da mente.
    :o)
    Prepare-se amigo. A nostalgia fica mais forte com o passar dos anos.
    Mas você ainda é muito jovem e com muito a construir.
    Dedique-se mais aos sonhos. Vale a pena.
    Sucesso no blog.

    ResponderExcluir
  5. Xaruto e Gigi, obrigado pelos comentários.

    Só ressalto que também não posso me queixar da vida. Graças a Deus Meishu Sama.

    ResponderExcluir
  6. Migão, vejo muita hipocrisia, sim.
    .
    Mas tbém, as pessoas, fechadas em suas redomas, não fazem por merecer o que elas próprias reclamam faltar.
    .
    As pessoas sabem cobrar, mas qdo são cobradas, sai de baixo. O mundo não presta, ninguém entende e, a única pessoa do mundo que trabalha,a vítima de todos é o umbigo desse egoísmo humano.
    .
    Qto mais passa o tempo, (e como bem disse a Gigi, sou nova)mais vejo que as únicas pessoas que me importam, são as pessoas que se importam comigo, mesmo eu estando ausente ou presente na vida delas.
    .
    A hipocrisia na virada do ano, eu procuro deixar longe, só passo a virada com poucos e bons. Brindo com e a todos que estão ao meu lado. Na hora do baile, procuro o lema: Amigos, amigos, festas a parte. Estilo, quem olhar pra mim, terá meu sorriso e meu abraço de feliz ano velho, te arruma pro novo.
    .
    enfim, sempre é bom, cultivar nos outros ( aqueles que importam)o que se quer pra si.
    .
    No trabalho e na família.

    ResponderExcluir
  7. Talita, irei voltar ao tema assim que tiver um tempo, você me deu um ótimo assunto.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.