
Para fechar a sexta feira, quero confessar o meu absoluto desespero ao abrir minha mini biblioteca e deparar com dezenas de livros ainda não lidos.
Este ano, tive de dar um tempo nas minhas compras de livros. Tenho umas duas ou três prateleiras cheias, frente e costas, com uns 120 a 150 livros não lidos. - não tenho inventário dos exemplares.
Só de livros sobre o movimento de 1968 devo ter uns dez. Livros do historiador Eric Hobsbawn, mais uns oito ou nove. Sobre Economia, mais uma boa dezena de exemplares. Biografias, por volta de quinze. E isso é só uma amostra...
Além disso, meu ritmo de leitura é muito variável. Se tiver tempo, emendo dois, às vezes três livros por semana. Só que minhas atribuiçoes no trabalho e as familiares deixam-me com o tempo bastante escasso para a leitura. Muitas vezes fico duas, três semanas sem conseguir retomar a leitura.
Um bom exemplo é o espaçamento da seção "Resenha Literária" neste blog. Gostaria de colocar uma resenha por semana, mas, nesta toada, é uma por mês e olhe lá. Isso levando em conta que tenho um ritmo de leitura bastante veloz.
Não sei se meus 16 leitores se deparam com a mesma situação. Volta e meia ouço relatos de colegas e amigos dando conta de terem o mesmo (doce) problema. Todos incorrem na mesma prática que eu: compram livros com uma velocidade muito maior que a capacidade de leitura.
Por meu turno, tenho a justificativa de que grande parte dos livros que compro, se não o fizer no lançamento, não o consigo mais, porque são exemplares de tiragem pequena e de distribuição restrita. Não gosto muito de "blockbusters" e detesto auto-ajuda, por isso os livros que compro tenho de garimpar. Como escrevi anteriormente, amo fazer isso.
Doce desespero...
Depois eu volto.
Este ano, tive de dar um tempo nas minhas compras de livros. Tenho umas duas ou três prateleiras cheias, frente e costas, com uns 120 a 150 livros não lidos. - não tenho inventário dos exemplares.
Só de livros sobre o movimento de 1968 devo ter uns dez. Livros do historiador Eric Hobsbawn, mais uns oito ou nove. Sobre Economia, mais uma boa dezena de exemplares. Biografias, por volta de quinze. E isso é só uma amostra...
Além disso, meu ritmo de leitura é muito variável. Se tiver tempo, emendo dois, às vezes três livros por semana. Só que minhas atribuiçoes no trabalho e as familiares deixam-me com o tempo bastante escasso para a leitura. Muitas vezes fico duas, três semanas sem conseguir retomar a leitura.
Um bom exemplo é o espaçamento da seção "Resenha Literária" neste blog. Gostaria de colocar uma resenha por semana, mas, nesta toada, é uma por mês e olhe lá. Isso levando em conta que tenho um ritmo de leitura bastante veloz.
Não sei se meus 16 leitores se deparam com a mesma situação. Volta e meia ouço relatos de colegas e amigos dando conta de terem o mesmo (doce) problema. Todos incorrem na mesma prática que eu: compram livros com uma velocidade muito maior que a capacidade de leitura.
Por meu turno, tenho a justificativa de que grande parte dos livros que compro, se não o fizer no lançamento, não o consigo mais, porque são exemplares de tiragem pequena e de distribuição restrita. Não gosto muito de "blockbusters" e detesto auto-ajuda, por isso os livros que compro tenho de garimpar. Como escrevi anteriormente, amo fazer isso.
Doce desespero...
Depois eu volto.
Bem eju tenho alguns exemplares me esperando , mas não chega a ser esta quantidade, pois nao tenho grana para deixar 150 exemplares a me esperar, e minha volupia na compra de livros é um pouco mais modesta, de dois a tres livros por mes, se tanto, entpa agora na dureza que ando a média caiu muito, mas ler é um hábito muito saudavel, como vc nao curto auto ajuda, prefiro finanças ,algumas biografias e filosofia, o chato amigo é que muitos autores de auto ajuda já percebendo que o mercado deles sofre uma rejeição, pedem e conseguem com a conivencia das editoras e livrarias que seus livros sejam considerados romances ou até mesmo pasmem de Filosofia, outro dia comprei dois livros um de Filosofia e outro que pensava ser também de Filosofia, só que ao chegar em cas e começar a ler, nada mais era do que um livro de auto ajuda dos mais vagabundos.Amigo até no mercado literário , temos que ter cuidado para não comprar gato por lebre.Ou seja nosso país é chegado mesmo a dar uma força para 171.
ResponderExcluirSds
Mundy
Não se esqueça depois de abrir esta joia ao publico, livro bom é livro muito lido...
ResponderExcluirAmbrosio, eu irei aqui resenhar todos os livros que ler.
ResponderExcluirMundy, eu sempre dou uma olhada ou leio algo antes de comprar o livro, justamente para não levar gato por lebre.
P.S. - e canso de perder livros por emprestar...
ResponderExcluirTer muito livro pra ler não é problema Migão, é solução.
ResponderExcluirSRN
Diogo, bem vindo ! Poste sempre aqui, agradeço.
ResponderExcluirEu sei que é solução, mas bate um desespero...
:0)))