Esta semana se realiza em Paraty a FLIP - Feira Literária Internacional de Paraty - , que desde 2003 se realiza na cidade.Infelizmente, nunca consegui ir, embora sempre quisesse estar lá na época da feira. Mas recomendo para quem gosta de cultura e de um encontro com a literatura.
Queria falar um pouco da cidade, onde passei minha lua de mel e estive em outra ocasião anteriormente. Cidade com duas partes, o centro histórico e a denominada "cidade nova". A mais paulista das cidades cariocas, ponto final da antiga "Estrada Real".
Sempre gostei de arquitetura antiga. O casario, as pedras portuguesas, tudo envolve uma mágica inexplicável que cerca o lugar.
Acho que não há local mais propício para uma feira literária, um encontro com a criatividade. As paisagens, a velha Matriz, as construções, não pode haver estímulo maior para a arte da escrita.

Belas praias completam o quadro. Recomendo Trindade, a cerca de dez minutos de carro da sede do município, que ainda mantém a aura de vila de pescadores.
Paraty também tem bons restaurantes. Não sei se ainda existe, mas logo na chegada ao Centro Histórico havia um que me agradava particularmente. Se não me falha a memória se chama Restaurante do Netto ou coisa parecida, comida caseira, de sabor agradável e preços razoáveis.
Também tente fazer um passeio de escuna pelas ilhas que circundam a cidade. Vistas deslumbrantes e poesia em forma de oceano.
A poesia da cidade também me marca ao carnaval. Meu primeiro desfile campeão como participante foi o da Vila Isabel em 2004, que cantava a cidade.
Se puder, vá a Paraty e acompanhe a Flip. O evento certo para a cidade certa. E não deixe de comprar uma das boas pingas da cidade.
Gosto muito de lá. Um dos lugares que temos obrigatoriamente de conhecer nesta passagem pela Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.