O motivo ? Não encontrei uma única imagem do desfile da Rocinha no que "garimpei".
O Arrastão é uma escola que tem um espacinho no meu coração, pois nasci e fui criado a 300 metros da quadra da escola.
Para o carnaval de 1995, a escola tinha o apoio financeiro de um mecenas, que trouxe os carnavalescos Max Lopes e Sônia Regina. O enredo, "Frevança", homenagem ao frevo pernambucano, evocava os tempos em que a escola era um bloco de muito sucesso. O renomado puxador Rixxa, à época na Portela, gravou o samba no CD.
A escola foi a sexta a se apresentar no sábado de carnaval, segundo dia de desfiles do Acesso A. Na época eram 19 escolas neste grupo, que desfilaram em dois dias, sexta (24 de fevereiro) e sábado (25) de carnaval.
Infelizmente, a escola ficou em terceiro lugar, com 294 pontos, a meio ponto do Olimpo do samba. O resultado foi ainda mais cruel porque a vencedora foi a Unidos do Porto da Pedra, que entrara "pela janela" no grupo. Uma pena.
Vamos à letra do samba, que na avenida foi puxado pelo excelente - e precocemente falecido - Edmilson Villas, porque o regulamento não permitia que um mesmo puxador desfilasse em duas escolas:
Autor(es):
Mazola, Edimilson, Mazinho e Naldo do Cavaco
"Eu danço frevo
Frevado gostoso, estou aí
Vou arrastando o povo na Sapucaí
Meu coração se sentiu pernambucano
Esqueceu os desenganos
Quando os clarins anunciaram
A brincadeira
E eu me fiz mulato descendo a ladeira
Vi palhaço em falseto a gargalhar
Mascarando a tristeza
O carnaval vai começar
Rancho das Flores
Andaluza, pirilampos
Caboclinhos solta a imaginação
Pernambuco canta e dança
Na beleza e no balanço do meu coração
Dança menina pra lá e pra cá
Embala o frevo que eu vou me embalar
Maracatu, motiva um sentimento novo
Orgulho de um povo
É a coroação
Meia-noite ou meio-dia
O gigante Malaquias
Mantém a tradição
A quarta-feira de cinzas anunciou
Que a frevança terminou
O vento sopra no Capiberibe
Com esse canto o povo inteiro se encantou"
Você pode ouvir o samba, em versões tanto de estúdio quanto ao vivo, aqui. Abaixo, o vídeo do desfile:
Semana que vem, sairei um pouco do escopo e falarei de um samba de uma das gigantes de nosso carnaval, "canto de cisne" de um querido amigo que, infelizmente, já está em outra dimensão: Império Serrano 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.