terça-feira, 14 de julho de 2009

Samba de Terça

Hoje nossa série "Samba de Terça" está um pouquinho diferente.

Nosso objetivo é trazer bons sambas que não tiveram o reconhecido sucesso, em especial sambas do Grupo de Acesso.

Contudo, faremos um pouquinho diferente: um samba de uma grande escola, com um repertório que está entre os três maiores conjuntos da história: Império Serrano.

Um belo samba, que não é reconhecido entre os dez melhores da sua história, mas que é muito bom. E, também, o "canto do cisne" de um querido amigo que, em setembro, completa cinco anos que partiu para a outra dimensão.

A escola vinha de um décimo primeiro lugar no ano anterior, que marcava a volta da escola ao Grupo Especial. O samba era muito bom, mas a parte plástica havia sido o calcanhar de Aquiles da escola.

Ernesto do Nascimento, carnavalesco, que havia chegado pouco antes do carnaval do ano anterior, assinaria sozinho o enredo daquele ano. Ele propõe uma idéia ousada: homenagear o escritor Ariano Suassuna através de seu livro "Romance da Pedra do Reino".

A idéia do carnavalesco era contar o livro na Marquês de Sapucaí e, a partir deste, homenagear o laureado escritor, pernambucano como o carnavalesco. No vídeo que apresento abaixo, do início do desfile, Ernesto do Nascimento mostra em maiores detalhes o enredo.

O Império Serrano comprou a idéia e apresentou um belo samba para a sua apresentação na terça feira de carnaval,11 de fevereiro de 2002. Terceira escola a desfilar, a agremiação da Serrinha mostrou de forma cativante a homenagem a Ariano Suassuna, que foi coroado no último carro.

A escola saiu da avenida como presença quase certa no Desfile das Campeãs daquele ano. Entretanto, em um resultado surpreendente, a escola obteve apenas o nono lugar, com 384,7 pontos.

2002 marcou o "canto do cisne" do carnavalesco Ernesto do Nascimento, querido amigo e pai de um irmão para mim, quase que de sangue. Em 2003 ele assinaria o seu último carnaval, mas sem o mesmo destaque, vindo a falecer em setembro de 2004.

Mas sua memória está eterna e hoje, aqui, presto uma pequena homenagem (foto abaixo).Vamos ao samba, de autoria de Aluízio Machado, Maurição, Carlos Sena, Elmo Caetano e Lula:

"Aclamação e Coroação do Imperador da Pedra do Reino: Ariano Suassuna"

"Sol inclemente, oi
Vai além da imaginação
Sopro ardente, árida terra
Desse poeta cantador
Sede de vida, gente sofrida
Salve o lanceiro, guerreiro do amor

Cabra macho, firmeza, que emoção
Liberdade, esperança, ressurreição (bis)
A bondade, a maldade no coração
Amor, verdade, eu encontro neste chão

(Vem que tem...)
Tem azul, tem encarnado, tem
Numa comunhão de fé
Lança em punho ao som da luta
Desse sonho contra a dor
Resgatando o passado
Desse povo vencedor
Esses reis tão sertanejos
Descendentes de valor
E a cavalgada parte
Lá de Belmonte
Prá serra do Catolé
Tão linda minha corte sertaneja
Marco forte, altaneira do sertão
Buscando na justiça igualdade
Empunhando a bandeira na coroação

Hoje o Império é a voz da razão
Onde reina a paz e a união (bis)
E é muito mais que uma paixão
Sou imperador... Lá do sertão"

Você pode ouvir o samba, em sua versão ao vivo, aqui. Abaixo, um vídeo do início do desfile da escola.


Semana que vem, vamos falar de um grande samba, que gerou um dos resultados mais questionados dos últimos anos: Unidos de Padre Miguel 2008.

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.