No nosso "Samba de Terça", um belo samba, um belo desfile e um resultado esquisito.Nossa viagem, hoje, é para pertinho dos nossos tempos: 2008. A escola é a Unidos de Padre Miguel, que esteve entre as grandes nas décadas de 60 e 70, quase acabou na década de 90 e que ressurgiu sob a mão forte de um patrono - aqui não falaremos sobre esta questão, não é o objetivo.
Havia certo inconformismo sobre o seu resultado do ano anterior no Grupo de Acesso B - sua reestréia na Marquês de Sapucaí - onde a escola obtivera uma sexta colocação com o enredo que unia a religiosidade aos 50 anos da escola.

Para o carnaval de 2008 a escola veio com um enredo sobre o "reino das águas de Olocun", um dos orixás das águas. Contando com recursos ilimitados e com uma boa estrutura, a escola se preparou como se estivesse no Acesso A.
Seu samba de enredo, objeto de nosso post, foi considerado o melhor samba inédito do ano, atrás apenas da reedição da União da Ilha do Governador.
A escola foi a décima a desfilar, já na madrugada da Quarta Feira de Cinzas, 06 de fevereiro. A chuva que, incessante, caíra a noite toda dera uma trégua para passarem as "águas de Olocun".
O belo samba foi cantado de ponta a ponta pela escola, ricamente vestida, com alegorias belíssimas e boas evolução e harmonia. Como se diz na giria, "passou o rodo". Não tinha para ninguém.Pois é. Em um resultado surpreendente, inesperado (para o público) e absolutamente incompreensível levando-se em conta o que ocorreu naquela noite de desfiles, a Unidos de Padre Miguel ficou apenas com a terceira colocação, não conseguindo ascender ao Grupo A.
Ressalve-se que uma das escolas "promovidas" passou com uma escultura em um dos carros que já havia passado dois dias antes pela avenida, no desfile da Mangueira; os outros carros também reaproveitavam materiais da gloriosa verde e rosa. Inacreditável.
Vamos ao belo samba:
Autores:
Toninho do Trayller, Diego Rodrigues, Cabeça, Amendoim do Samba e Cicinho
Puxador:
Edson Carvalho
"Mergulhei...
A Unidos foi além da imaginação
O reino das águas de Olocum
Menino levou em forte correnteza
Indumentária nobreza
De Olofin a tristeza
Que fez a princesa chorar
Mistérios que se escondiam
Segredos serão revelados
Sob a luz de Obatalá
Ouço o canto da sereia no ar
Essa onda que me leva a Iemanjá
É Nanã quem purifica todo o mar
Das águas claras pro meu carnaval

Chorei oh lua
Ao ver que dos teus olhos nasce o rio-mar
Pudera essa noite o sol vir a brilhar
Zelando esse amor em ouro e prata
Com seu cantar me seduziu
Me apaixonei por ti, oh doce Iara
Vem refletir...
E vem cantar em massa a preservação
Sem consciência o amanhã não mais virá
A fonte é o pavilhão da minha história
Sem desperdício, é carnaval
Ouça meu alerta ambiental
Olocum, lava minh'alma, clareia
Obatalá derrama a benção lá do céu
Banhando a Unidos de Padre Miguel"
Abaixo, um vídeo com o samba e parte do desfile:
Semana que vem, iremos viajar no tempo e conhecer um grande samba, que infelizmente anda bem esquecido: "Sublime Pergaminho", Unidos de Lucas 1968.
realmente um grande samba interessante a solução da melodia no refrão do meio.
ResponderExcluira Unidos tem sido uma grata surpresa dentro do que hj impera no carnaval, e promete ser uma pedra no sapato no grupo A, gosto da postura da escola seu puxador o Edson lembro dele cantando na intendente quando ela e villa rica ainda estavam no mesmo grupo isso é legal, gostei de ver o video a menina da comunidade a frente da bateria a escola é bem comunidade mas ao que parece isso fica fácil quando se tem dinheiro sobrando, escola nao precisa de mídia, patrocinio por isso nao precisa tocar conforme a musica conforme o carnaval atual, no fundo esse patrono deu a Unidos essa cara de escola de samba de tempos atras
Mauricio