quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Ouro de Tolo



Um fato marcante de 2009 para mim, sem dúvida alguma, foi o surgimento deste blog.

Originalmente ele foi pensado em cima de um tripé: reflexões, opinião e literatura. Hoje vejo que ele ganhou vida própria, mas sem dúvida alguma ele reflete o que eu sou: multifacetado, irônico, com opiniões fortes e muitas vezes mal-humorados.

Por outro lado, ele é uma grande "descompressão" para mim. Tenho uma vida pessoal que nem de longe pode ser considerada ruim, mas que em muitos momentos é terrivelmente chata. Isso me mortifica...

No momento em que escrevo, o blog teve desde 19 de maio (data em que instalei o contador) um pouco menos de 18 mil acessos. Aproximadamente 35 mil pageloads e 562 posts, já contando com este. Hoje o Ouro de Tolo conta com 42 seguidores.

Os comentaristas do blog se notabilizaram pela educação, bom senso e inteligência. Posso contar nos dedos de uma das mãos os comentários que fui obrigado a apagar.

Talvez gostaria de ter escrito mais poesias e crônicas. Mas são textos que demandam uma maior elaboração, nem sempre consigo tempo para tal.

Neste curto tempo de vida o blog teve alguns bons momentos. Cito alguns abaixo:

1) Os "furos" rubro-negros

Aqui vimos em primeira mão a íntegra do contrato com Petkovic e a nova camisa do clube.

2) A série sobre o pré sal

Os textos didáticos sobre o pré-sal e o novo marco regulatório também fizeram sucesso, inclusive se tornando fonte de consulta especializada. Ultimamamente ando evitando escrever sobre petróleo, mas vale a pena a leitura. Pelo menos o retorno dos leitores indica isso...

3) Cerveja

Os posts sobre o tema refletiram claramente o ganho de conhecimento sobre o assunto que desfrutei este ano.

4) Textos de Colunistas

História, gastronomia, curling, cinema, viagens... sempre bons textos de leitores e colaboradores.


Foram 26 textos, englobando 27 livros. Um bom painel literário, a meu ver, porque li um pouco de tudo este ano. Resenho aqui todos os livros que leio.


Foi uma das únicas colunas iniciais do blog a se manterem como pensadas originalmente. Também obteve bastante repercussão nos meios especializados.


Onde o Migão era mais Migão...

Obviamente, estes pontos destacados não esgotam os temas do blog, que ainda foi muito profícuo em artigos sobre política, sobre a vergonha que é nosso Judiciário e a imprensa.

Fecho este post  - que não será o último de 2009 - agradecendo aos leitores, comentaristas e colunistas. Sem vocês, nada disso teria sido possível.

3 comentários:

  1. Parabéns Migão pela iniciativa, talento e persistência em presentear a nós, seus leitores, com doses grandes de inteligência e simpatia.

    Um feliz 2010 para vc e todos os seus!

    Abraço
    Henrin

    ResponderExcluir
  2. obrigado !!!!!

    a recíproca é verdadeira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog. Espaço democrático de opiniões. E o autor é gente finíssima.

    Abs e siga em frente.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.