Mostrando postagens com marcador 1968. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 1968. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Bienal 2009 - Livros Comprados



Bom, conforme prometido, eis a foto com os livros que adquiri na Bienal, último sábado. Abaixo, um vídeo mostrando com mais detalhes os livros.

Fiquei com preguiça de escrever todos eles aqui, mas qualquer dúvida, perguntem nos comentários. Fiquei particularmente feliz com o livro sobre a Revolta da Chibata - o primeiro comprado, no estande da Paz e Terra, episódio de nossa história do qual conheço muito pouco mas tenho imensa curiosidade em saber um pouco mais.

E mais um livro sobre 1968. Devo ter aproximadamente uns vinte livros sobre o tema.

Olhando novamente, percebi que a maioria foi sobre história recente brasileira. Quatro exemplares sobre futebol, dois ficcionais e os demais, de não ficção.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Relembrar 68

São imagens, creio eu, raras, de 1968 no Brasil, com a gravação de "Pra não Dizer Que Não Falei das Flores" ao vivo no Maracanãzinho como trilha de fundo.

Corrijam-me por favor se eu estiver errado, mas, pela ordem, aparecem o velório e o sepultamento do estudante Edson Luis, a Paseata dos Cem Mil, a "Sexta Feira Sangrenta", a repressão no campo do Botafogo e imagens da morte de Marighella em 1969.

É isso mesmo ? História que deve ser lembrada, para que a repressão jamais se repita. Que a juventude atual veja e se torne menos alienada.