Mostrando postagens com marcador Lédio Carmona. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lédio Carmona. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 1 de junho de 2010

Noite Literária


Após longa ausência - fazia muito tempo que não participava de algum evento cultural de "adultos" - estive na noite de ontem no lançamento do "Livro Jogo das Copas - Globo Esporte", do jornalista Lédio Carmona e do ilustrador Marcelo Martinez.

Saí do Centro por volta de 18:35 e achei que iria pegar trânsito no caminho até a Livraria da Travessa de Ipanema, onde seria o lançamento. Indo pelo Aterro e a orla de Copa, peguei um fluxo até razoável, embora não totalmente livre.

Parêntese: tenho 35 anos de idade, destes morei 34 na cidade do Rio de Janeiro e até hoje eu me enrolo todo quando tenho de ir à Zona Sul. Ressalvo que vou pouquíssimas vezes para os lados de lá, ainda mais dirigindo.

Cheguei por volta de 19:15 e deixei o carro na Epitácio Pessoa - a livraria é na Visconde de Pirajá mas quase chegando ao Leblon. Milagre: vaga determinada, sem risco de multa ou reboque e sem flanelinhas ! Acredito que seja para servir a dois restaurantes que ficam exatamente em frente a tais vagas.


A livraria não estava muito cheia, peguei meus exemplares e logo direcionei-me para a mesa de autógrafos, após cumprimentar o amigo Lédio e sua sempre simpática esposa. Aproveitei para pegar autógrafos nos livros de jornalistas que assinam textos no mesmo, como Cléber Machado (foto), Luiz Carlos Jr. (abaixo), Marcelo Barreto e e Sidney Garambone - que me cobrou a resenha do livro de sua autoria sobre volantes que, breve, publicarei aqui.


Aliás, quero de público agradecer ao simpaticíssimo casal Luis Carlos Jr. e Janaína Xavier, ambos do Sportv, que mesmo sem muito tempo disponível foram super solícitos e me ajudaram a quebrar a timidez quanto às fotos.


Para mim nem tanto porque tenho alguns amigos no jornalismo esportivo, mas é curioso ver aquelas pessoas que muitas vezes somente conhecemos da televisão ou da interação virtual - twitter, e-mail, blogs - conversando, brincando, sendo solícitos e rindo. A imagem de um "pedestal" em que eles se encontram, que muitas vezes o leitor ou telespectador os coloca, é totalmente falsa.


Não posso me queixar de nenhum dos jornalistas com os quais tive a oportunidade de conversar na noite de ontem. Seria injusto se fizesse aqui qualquer tipo de diferenciação. O fato de ser amigo de um dos autores certamente ajudou, mas diria que se qualquer um dos meus 62 leitores chegasse no evento seria muitíssimo bem tratado.

Também tenho de ressaltar que fazia uma imagem completamente diferente do locutor esportivo Cléber Machado, que é bastante simpático. É um "mea culpa" necessário.


Após aproximadamente uma hora e meia no evento, adquiri outros quatro livros (vício, fazer o quê) e retirei-me, não sem antes estar frente a frente com um de meus ídolos de infância, o ex-jogador Júnior. Fiz um caminho mais longo mas cheguei em casa sem grandes problemas, apesar das duas taças de vinho que havia consumido.


Ressalte-se também a cobertura do canal de esportes SporTv, como se pode ver na foto acima.

Aproveito para colocar abaixo três registros:


Com o jornalista Sidney Garambone - meu Deus, que cara é essa minha?


Com o autor e amigo Lédio Carmona.


Maestro Júnior.

Em suma, foi uma noite bastante agradável e só tenho a agradecer a todos aqueles que assim o contribuíram, em especial ao amigo Lédio Carmona.

O Ouro de Tolo fará uma promoção que dará um exemplar autografado do livro a um de seus leitores. Mais tarde, ainda hoje em post específico, darei os detalhes.

domingo, 4 de outubro de 2009

Rio 2016 - Vitória ! (V)



Para terminar a série da histórica vitória carioca, reproduzo aqui excelente texto do amigo e jornalista Lédio Carmona, publicado em seu blog na sexta feira. Obrigatório.

Amanhã, volto à programação normal. Até porque há muita coisa para dividir com meus 22 leitores. Salvador, resenhas, aviões e aeroportos...

"Há quem considere meu discurso ingênuo. Ok, sou um pouco. Mas estou convicto de que os Jogos Olímpicos de 2016 podem deixar o lugar-comum do otimismo para serem ótimo para a sociedade brasileira. Os mais céticos gritarão:

- Mais um Pollyana… Essa gente não aprende!

De novo, posso ser mesmo. Até demais para um jornalista. Mas porque eu sou obrigado a virar as costas para um evento - um, não, dois, pois a Copa-2014 também será aqui -, só por achar que, mais uma vez, nossos governantes porão os pés pelas mãos e desperdiçarão mais essa oportunidade? Por que eu sou obrigado a apenas olhar para trás, se temos um clarão pela frente. Porque apostar no ontem se há o amanhã pelo caminho? É conversa de Polyanna? Sim. Mas estou convicto de que estamos diante de uma chance concreta para o crescimento social, moral e até de auto-estima do nosso país. E quero apostar nessa crença.

Hoje ouvi uma coisa que me deixou incomodado. Alguém falava sobre o plano da candidatura do Rio de plantar 24 milhões de árvores para os Jogos Olímpicos.

- Ah, vão plantar só agora. Casuísmo barato! Já vi esse filme! - bradou o crítico.

Ok, por causa de um passado mal resolvido e conduzido, descartamos todas as nossas possibilidades, perspectivas e sonhos e ignoramos as 24 milhões de árvores? Será que por conta desse mesmo cenário anterior temos que dar de ombros para o surgimento de milhares de emprego, postos de trabalho, melhorias urbanas, perspectiva de um incremento na política esportiva, que aposte na massificação do esporte desde a escola?

Falam que o dinheiro a ser gasto (e que já foi dispendido na campanha) poderia ser usado para a melhoria da saúde e dos transportes. Ok, há uma certa lógica. Mas quem garante que, mesmo sem os Jogos de 2016 teríamos esse apoio ao setor público? Duvido que sim. Então, melhor apostar no que a sociedade pode receber nesse período de ouro, com Copa do Mundo e Jogos Olímpicos num intervalo de apenas dois anos.

O povo está na ruas. A maioria dos brasileiros está feliz e acreditanto. Temos, repito, a nossa maior oportunidade de nos tornarmos uma nação respeitada e admirada por todos. Não só pela nossa simpatia, mas pelo trabalho, por nossa capacidade de realizar, receber e produzir.

A hora é essa. Aproveitamos esse momento. Nunca mais teremos outro.

Eu acredito."

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Imagens Soteropolitanas

Viagem a trabalho, muita coisa para resolver em pouco tempo - ainda mais quando a chefia imediata vai junto.

Mais tarde irei escrever um post sobre a cidade, com calma, mas por enquanto coloco algumas imagens. São fotos que fiz entre a tarde de ontem e a manhã de hoje.


Acima, vista do escritório da companhia, próximo ao Salvador Shopping.


Vista noturna do bairro do Rio Vermelho.


O amigo Lédio Carmona, comentarista do Sportv, junto ao narrador Eduardo Moreno. Por uma destas incríveis coincidências, viemos no mesmo vôo e, depois, nos encontramos no excelente restaurante Iemanjá - onde a foto foi tirada.


O mar soteropolitano.


O bairro do Rio Vermelho, agora visto de dia - manhã cedo.

Mais tarde escreverei sobre a cidade, de que gosto bastante, e minhas impressões.

sábado, 18 de julho de 2009

11 Frases em Campo

Direto do excelente "Almanaque do Futebol Sportv", dos amigos Lédio Carmona e Gustavo Poli, um time de frases para este domingo de rodada no Brasileirão:

1 - "Eu nunca comento arbitragem e não vou quebrar o hábito de uma vida por causa deste desgraçado" (Roy Atkinson, técnico inglês)

2 - "O time está 99% definido, só faltam dois nomes" (Joel Santana)

3 - "Se o goleiro for casado, deve dormir com as duas, a bola e a mulher" (Neném Prancha)

4 - "Aqui no Flamengo é assim: eles fingem que pagam e a gente finge que joga" (Vampeta, mistura de vampiro com capeta)

5 - "Este é um gol que dedico particularmente a todos" (Totó Schilacci, jogador italiano)

6 - "Não me adaptei à Itália... era como se eu estivesse vivendo em um país estrangeiro." (Ian Rush, jogador galês)

7 - "Ponham uma barba postiça no torcedor do Botafogo, deem-lhe óculos escuros, rapem-lhe as impressões digitais e ainda assim ele será inconfundível." (Nelson Rodrigues)

8 - "Se eu andasse na água, meus adversários diriam que é porque eu não sei nadar." (Berti Vogts, técnico alemão)

9 - "O placar é Sunderland zero, Leicester zero. A temperatura é zero. E o prazer dos espectadores também é zero." (locutor da Rádio 5 inglesa)

10 - "Aqui no Japão só tem carro importado !" (Jardel)

11 - "A interação sinérgica dentro do período do post-mortem" (Júlio César Leal, técnico)

Técnico - "Sou o maior artilheiro humano do Santos. O Pelé é ET e veio de Saturno." (Pepe)

Bom proveito. Depois eu volto.

P.S. - Este é o post de número 200 da história do ouro de Tolo.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Site do Dia

O blog do meu amigo Lédio Carmona: http://colunas.sportv.globo.com/lediocarmona/

Prima pela informação e pela isenção, o que é raríssimo hoje em dia. E, como diz o ditado, amigo meu não tem defeito. Se bem que ele tem um, é vascaíno...