terça-feira, 19 de maio de 2009

Essa é a empresa que o PSDB quer destruir

Ambas as matérias são do site do jornal O Globo.

Petrobras acha petróleo em bloco abandonado por estrangeiras

Plantão | Publicada em 18/05/2009 às 18h03m

Reuters/Brasil Online

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras informou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis nesta segunda-feira a descoberta de indícios de petróleo no bloco BM-S-3, na bacia de Santos, adquirido no primeiro leilão de concessões realizado pela autarquia, em 1999.

Comprado inicialmente por um consórcio formado pela Amerada Hess, Keer-McGee e Petrobras, depois de uma intensa disputa com a Texaco, o bloco atualmente é 100 por cento da estatal brasileira, que adquiriu as participações das estrangeiras.

O BM-S-3 fica próximo ao BM-S-7 (Piracucá), cuja comercialidade foi declarada pela Petrobras e a Repsol no mês passado.

As operadoras que possuem concessões de exploração são obrigadas por lei no Brasil a comunicar descobertas de petróleo ou gás. A ANP diz que as notificações, no entanto, indicam apenas indícios da presença de hidrocarbonetos, que podem não se constituir em acumulações com viabilidade comercial.

(Por Denise Luna)


Petrobras adquire participação de 50% em bloco exploratório na Namíbia

Plantão | Publicada em 18/05/2009 às 19h53m

Valor Online

SÃO PAULO - A Petrobras adquiriu 50% de participação na exploração do bloco 2714A, no litoral sul da Namíbia. A fatia foi comprada por US$ 16,04 milhões do grupo independente de exploração de petróleo e gás Chariot, sendo que o valor é referente a um bônus de assinatura e ao reembolso de custos passados, que incluem uma sísmica 3D. Os 50% restantes da participação permanecem com a Chariot, tendo a subsidiária local Enigma como operadora do bloco.

Além dos US$ 16,04 milhões, será pago um bônus de produção equivalente a 4,75% (após royalties) da parcela de produção da Petrobras, limitado a 2 milhões de barris de óleo equivalente ou ao valor de US$ 118 milhões, o que ocorrer primeiro.

"O compromisso de trabalho assumido pela Petrobras é realizar estudos geológicos e geofísicos que permitam a modelagem do sistema petrolífero da área, com opção de saída antes de perfurar um poço", diz a nota divulgada pela estatal.

O período inicial de exploração no bloco se encerra em agosto de 2010 e o documento assinado pelas duas empresas ainda está sujeito à aprovação do Ministério de Minas e Energia da Namíbia.

O bloco tem área de 5.500 quilômetros quadrados, em águas que variam de 150 a 1.500 metros de profundidade, na bacia costeira do Sudoeste da África, entre as sub-bacias de Orange e Luderitz, a uma distância média de 80 quilômetros da costa.

Um programa sísmico de 3D, com 1.000 quilômetros quadrados de área, foi realizado recentemente pela empresa Enigma no bloco. O processamento e a interpretação destes dados estão em andamento e há a previsão, ainda para este ano, de outro programa sísmico no bloco, de cerca de 1.500 quilômetros quadrados adicionais.

A Petrobras poderá optar por renovar o contrato depois da avaliação dos dados sísmicos, o que inclui compromisso com o programa de exploração para a perfuração de um poço exploratório. A Enigma continuará sendo a operadora do bloco até o final do período inicial de exploração, e a Petrobras assumirá esta posição posteriormente, caso resolva continuar a parceria na fase seguinte.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Matrioshki

Não sou de acompanhar séries de televisão, mas ontem zapeando pela Net - tinha perdido o sono - me deparei com a série "Matrioshki", sobre prostituição na Europa. Pelo o que entendi, era o quinto episódio do segundo ano da série.

Para mim não é um assunto exatamente desconhecido, pois no ótimo livro "McMáfia" (Misha Glenny, Cia. das Letras) um dos capítulos é dedicado à prostituição na Europa. Inclusive, uma das locações do capítulo a que assisti era na mesma região visitada pelo autor do livro, a Transnístria - que é uma espécie de "República Pirata" dentro da Romênia. Lugar este extremamente pobre.

O que me espanta é a degradação a que o ser humano se submete em troca de bens que, certamente, não representam necessidades reais. Também me espanta o desespero para sair de situações de pobreza absoluta, aceitando situações de extrema degradação, tornando-se mercadorias.

Uma das cenas mostra as garotas sendo vendidas a cafetões por 700, 800 euros. O ser humano não pode ser medido em valores monetários. Repugnante.

Outra coisa é a "ingenuidade" das meninas, que não procuram se informar adequadamente. Acabam se tornando prisioneiras do agenciador/cafetão.

O que as faz tomar esta decisão ou se deixarem enganar desta forma - muitas não sabem que irão se tornar prostitutas ? Necessidade ? Consumo ? Falta de informação ? Ou tudo isso junto ?

Apesar de ser uma série de ficção, é claramente baseada em fatos reais. Passaria tranqüilamente por um documentário.

Só alerto que há cenas fortes, especialmente de violência. Não é muito agradável ver mulher levando na cara, embora infelizmente neste submundo seja uma situação corriqueira.

Vou checar exatamente, mas a princípio passa de segunda para terça à meia noite no Telecine Action. Para quem quer um choque de realidade, recomendo. E dá para acompanhar mesmo pegando no meio.

P.S. - Sobre o livro que cito no início, segue para maiores informações:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2575719&ID=C90772827D905130A05030135

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sentido de desfile

Já me perguntam se não vou falar de carnaval, apaixonado que sou. Calma, que aos poucos vamos entrando no assunto.

No momento, queria falar um pouquinho sobre a sensação de desfilar. Simples resumir a quem não conhece: acho que jamais seremos o "Camisa Dez" do seu time em um Maracanã lotado, ou o ator principal de uma novela.

Mas é assim que nos sentimos quando adentramos a Marquês de Sapucaí. As estrelas do espetáculo. Não importa o grupo em que se desfile - eu, particularmente, adoro os Grupos de Acesso.

Para esta noite é só.




A Petrobras é nossa

Texto que recebi por e-mail, expressa muito da minha opinião. Mas nem de longe esgota o assunto.

Depois com calma irei escrever um pouquinho sobre pré-sal e marco regulatório.

Fonte: BLOG O BISCOITO FINO E A MASSA - http://www.idelberavelar.com/

A CPI da Petrobras e o tiro no pé dos tucanos

"Cena 1. Belo Horizonte, 17 de maio de 2009, churrasco de classe média. Surge o tema Petrobras. As diatribes se repetem com tremenda virulência: E essa roubalheira na Petrobras?, e esse cabide de empregos da Petrobras?, e por que a gasolina não é mais barata? Um dos presentes aproveita uma brecha e lança a pergunta: pessoal, qual era o valor de mercado da Petrobras em 2002 e qual é o valor dela hoje? Silêncio sepulcral. Não tinham sequer um número para chutar. Sentindo que havia encaixado um jab, o visitante incômodo lança mais uma pergunta: pessoal, como se chama mesmo o presidente da Petrobras? Outro silêncio desconfortável de uns 20 segundos. Com duas simples perguntas, desnudava-se a ignorância da República Morumbi-Leblon-Belvedere, eterna repetidora dos factoides Globo-Veja. O visitante incômodo decide não tripudiar e deixa que o silêncio faça seu trabalho.

Cena 2. Belo Horizonte, 15 de maio de 2009. Algumas horas antes da aprovação da CPI da Petrobras, o humilde zelador de um prédio ajuda um professor universitário expatriado a recarregar a bateria de seu Escort, parado há meses. Conversa vai, conversa vem, o zelador dispara: Professor, esses caras aí que estão implicando com a Petrobras não são os mesmos que queriam vender ela uns tempos atrás? Confirmando, ao ouvir essa pergunta, que o poder de manipulação da mídia brasileira é cada vez menor, o dono do Escort retruca: Sim, seu Damasceno, são os mesmos "fdps" que queriam vendê-la.

Em janeiro de 2003, na transição de FHC para Lula, o valor de mercado da Petrobras era 15 bilhões de dólares. José Eduardo Dutra assumiu então a presidência, deixando a empresa em junho de 2005 com um valor de mercado de 54 bilhões. Em 2006, já sob a presidência de Sergio Gabrielli, o valor da Petrobras era 70 bilhões. Em novembro de 2007, a Petrobras valia 222 bilhões de dólares.

Em 2006, o Brasil alcançou a autossuficiência em petróleo e a Petrobras bateu o recorde latinoamericano de lucros. Em 2007, realiza-se no Brasil a maior descoberta petrolífera do planeta nos últimos 30 anos. Em 2008, a Petrobras já era a terceira mais lucrativa da América. Em 07 de maio de 2009, 8 dias antes dos tucanos aprovarem sua CPI, a Petrobras havia saltado do octogésimo-terceiro para o quarto lugar entre as empresas mais respeitadas do mundo.

Os tucanos não conseguiram privatizar a Petrobras, mas conseguiram quebrar o monopólio estatal, com a famigerada lei 9.478/97. Os que têm idade suficiente para se lembrar de 1995 recordarão a intensa campanha de difamação de que a estatal foi vítima, incluindo-se, claro, a indefectível “reportagem” da Veja, com 10 páginas de calúnias que não respeitaram sequer o direito de resposta, mesmo como matéria paga.

Em 1999, FHC substituiu seis diretores da Petrobras no Conselho de Administração por seis conselheiros do setor privado, em mais uma tentativa de preparar o terreno para a privatização. Além de quebrar o monopólio estatal, a gestão tucana vendeu 36% das ações da Petrobras na Bolsa de Nova York por menos de 10% do seu valor real. Fixou a participação da União na produção de petróleo entre 10% e 40%, enquanto os países exportadores têm a média de 84% de participação. As informações contidas neste parágrafo estão disponíveis na leitura que o Biscoito mais enfaticamente recomenda sobre o assunto,
a entrevista do presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras, Fernando Siqueira, concedida em janeiro, na qual ele já previa o rumo dessa campanha entreguista.

Não gosto de fazer previsões em política, mas acho que o PSDB acaba de dar o maior tiro no pé da sua curta história. A Petrobras ocupa, no imaginário do povo brasileiro, um lugar incomparável ao de qualquer outra estatal, mesmo o Banco do Brasil. Temos orgulho dela.

Fizemos, faz muito pouco tempo -- 50 anos, em história, não é nada --, uma campanha gigantesca para defender nosso petróleo. O PSDB, de olho nas eleições – e o papel de um partido político é ficar de olho nas eleições, não há nada de errado nisso –, acaba de criar as condições para ser definitivamente associado ao entreguismo. Nessa marcha, a expressão social democracia na sigla tucana soará tão irônica como o novo nome escolhido pelas oligarquias pefelês para sua agremiação. A pergunta do Seu Damasceno, feita enquanto ele me ajudava com a bateria do carro, me encheu de esperanças e energias. A política vale a pena. É o nosso patrimônio que está em jogo. (...)"

Coisas que me irritam - NET

Impressionante como o atendimento telefônico da NET me irrita. Pra trocar o meu plano - para um mais caro ! - tive quase de pedir pelo amor de Deus.

Vamos ver se irão no dia agendado. Pela minha experiência da troca pro sistema digital, duvido.

Aliás, este é um problema sério que temos aqui: as grandes empresas tratam o cliente pior que gado. E neste caso não dá para fazer pela internet.

Por outro lado, achei que a diferença de mensalidade pro plano com TV digital fosse maior. Vamos ver se eles entregam o que prometeram.

Poesia em forma de música

O Mundo é Assim

(Alvaiade)

"O dia se renova todo dia
Eu envelheço cada dia e cada mês
O mundo passa por mim todos os dias
Enquanto eu passo pelo mundo uma vez

A natureza é perfeita
Não há quem possa duvidar
A noite é o dia que dorme
O dia é a noite ao despertar
"

P.S. - Existe uma gravação muito boa desta música no CD "Tudo Azul" da Velha Guarda da Portela. No CD da Cristina Buarque de Holanda só com músicas da Velha Guarda da escola - em casa vejo o título exato - também a música está registrada. Recomendo.

Ninguém Merece - II

Souza de volta é sacanagem !

Portela 2009 Ao Vivo - Para Download (Completo)

Pessoal,

Estou colocando abaixo o link para o download do áudio do desfile completo da Portela 2009. Tem desde os testes de som antes do desfile até o final, incluindo esquenta, grito de guerra e samba oficial 2009 em toda a sua extensão.

O arquivo tem 1h28m de duração.

Link: http://pedromigao.multiply.com/music/item/101/Portela_2009_-_Completo

Bom proveito !

O injustiçado Uno Mille

Pra quem não sabe, sou fã do Uno Mille: espaçoso por dentro, pequeno por fora, econômico, anda razoavelmente para um motor 1.0 e agora vem com um atraente pacote de acessórios de fábrica (incluindo rodas de liga leve e som com MP3) por um preço camarada.

O que eu não consigo entender é a aversão que as pessoas têm pelo carro. Quando digo que gosto dele, o que mais ouço é que "estou por fora".

Se tudo correr bem, será meu próximo carro. Não aguento mais ver minha Palio fazer 6 km/l de álcool neste trânsito (quase) parado da Ilha até o Estácio todo dia. E, como disse em tópico anterior, gosto de escolhas racionais, não de exibir status de consumo - e nem tenho grana pra isso.

Em tempo I: se pudesse, teria um carro somente a gasolina. O motor flex não está otimizado nem para um combustível nem para outro.

Em tempo II: será que vai precisar termos um prefeito morador da Ilha do Governador para darem um jeito na vergonha que é o trânsito e a falta de opções de transporte do bairro ?

Site do Dia

O blog do meu amigo Lédio Carmona: http://colunas.sportv.globo.com/lediocarmona/

Prima pela informação e pela isenção, o que é raríssimo hoje em dia. E, como diz o ditado, amigo meu não tem defeito. Se bem que ele tem um, é vascaíno...

Notas Rápidas

1) Mundy, Tati, Talita, Drica, Allisson; obrigado por comentarem. Visitante, se puder deixar o seu "alô", agradeço... risos
2) Este ano começou cedo a ajuda das arbitragens ao São Paulo. Sem comentários;
3) Eu queria que os dirigentes do Flamengo fossem tão competentes com o clube como o são com suas finanças pessoais;
4) Recomendo a leitura da "Carta Capital", que não está tão contaminada pelo viés político como a (argh) Veja e quejandos;
5) Descobri que tenho "mão boa" pra fazer pizza - pelo menos, combinar recheios... risos
6) Por que no site da Net não está disponível o preço do pacote HD ?
7) A Tati tem razão: Obina em alta definição e tela de 42' vai ser indigesto.
8) E segue a corja do PSDB querendo destruir a Petrobras.

LCD, consumismo et alli

Quem me conhece mais de perto sabe que não posso ser considerado uma pessoa consumista - à exceção de livros, claro.

A Daniele vinha me falando há algum tempo para comprar uma televisão de LCD, daquelas grandes. Vinha "enrolando", porque achava que não era tão necessário assim, tava boa a tv tela plana de 21' que estava na sala.

Semana passada acabei me rendendo e encomendando a tal tv. Sou obrigado a fazer um "mea culpa": a imagem é, sim, muito legal. Mal posso esperar para ver o jogo quarta com a tela grande.

Mas queria aproveitar o gancho para falar de outra coisa: da evolução da tecnologia.

A geração das minhas filhas vai achar inacreditável que tenhamos vivido um dia sem o computador, o telefone celular ou o DVD, por exemplo. Mas eu vivi na minha infância/juventude assim, e estou vivo até hoje.

Então eu fico me perguntando: até que ponto esta evolução foi realmente para facilitar a vida cotidiana ? Em que medida incentivou o consumismo ?

Vivemos cada vez mais em um mundo mais corrido, mais rotineiro, mais consumista: mais "ter" e menos "ser". Como bem lembrado em um dos comentários abaixo por um dos meus cinco leitores, cada vez mais se "busca o pão de cada dia, e nada mais". Trabalha-se para consumir. A dita "cultura de massa" está cada vez mais mediocrizada.

Por outro lado, a tecnologia tornou tudo mais corrido. Se colocam cada vez mais atividades, e o dia só tem 24 horas... onde isso vai parar ?

P.S. - Dica: cadastrem-se no mailing da Livraria Saraiva. Vem umas ofertas bastante interessantes de vez em quando.

Pensamento do Dia

"Não ganha do Avaí, vai ganhar de quem ?"

Bom dia !

Como já imaginava, tive um final de semana muito cheio. Mas já estamos aqui. Bom dia !

sábado, 16 de maio de 2009

Lugares que amo - I

Como o espírito precede a matéria, começo com uma foto do Solo Sagrado de Guarapiranga. O maior templo a céu aberto do Brasil.

"Do Golpe ao Planalto"

Acabei de ler há pouco tempo a biografia do jornalista Ricardo Kotscho, que foi assessor de imprensa do Presidente Lula, entre outras missões que serviu ao país. É o título deste post.

Lendo - e, confesso, invejando - a vida que ele teve, estando dentro dos principais acontecimentos políticos do país nos últimos quarenta anos, vejo o quão pouco fazemos, presos em nossas rotinas e buscando ganhar o pão de cada dia.

Vemos como somos insignificantes, egocêntricos e sozinhos. O que fizemos por nosso país ? O que fizemos pelo nosso semelhante ?

O que podemos conquistar nesta vida ? Ou vamos nos referir a uma passagem onde pensamos mais em "ter" do que "ser" ? Qual será a marca que deixaremos ?

Confesso que me incomoda a indiferença das pessoas.

Link para quem quiser conhecer um pouco mais:
https://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=1419876&ID=C933DFC27D9050E001D1D1072

Fins de Semana

Não estranhem se este blog não tiver atualizações no final de semana. O mundo lá fora me espera, com os papéis de pai, marido e que tais.

Se puder escreverei.

Pensamento do Dia

"O Kleber Leite parece até diretor de futebol do Brasfoot ou do Hattrick".

Em tempo: este blog sonha com o dia que tal dirigente estará fazendo companhia a Fernandinho Beira Mar, Batman e outros menos votados em Catanduvas. A Nação Rubro Negra agradeceria.

Ninguém merece !

Sexta feira à noite. Chuvosa.

Chego em casa e descubro que terei de levar a Maria Clara ao aniversário de um coleguinha de escola. Sozinho. E sem conhecer ninguém. Sem poder beber a minha cervejinha pois iria dirigir.

Ninguém merece. Pelo menos a Maria Clara se divertiu.

P.S. - Pior é que tudo indica que sábado teremos o "ninguém merece" parte II...

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sobre a Petrobras

Antes de mais nada, estou falando como pessoa física, e não como funcionário da empresa, ok ?

O problema é que o pessoal do PSDB só quer tumultuar. A questão tributária envolvida, segundo apurei, vem de uma legislação que permite às empresas alterarem a sua opção a qualquer momento, até junho deste ano de 2009.

A questão é que a empresa foi transformada em inimiga pública número 1 pela "imprensa" que quer eleger a oposição.

Aliás, será que realmente temos "grande imprensa' no Brasil ? Acho que temos, mesmo é proselitismo político.

P.S. - Lula e o PT não são o meu sonho em termos de política. Longe disso. Mas é disparada a melhor opção que temos hoje.