Ontem, depois de longa ausência, tive uma vez mais o prazer inenarrável de estar na quadra da Majestade do Samba, a minha Portela.
Saí de casa por volta de 19:40, achando que chegaria já depois do samba iniciado. Ainda peguei trânsito e só consegui chegar à quadra cerca de uma hora depois.
Entretanto, com tempo suficiente para ir à boutique da escola - que, diga-se de passagem, melhorou muito. Pena que não tinha o tamanho da Maria Clara. Paciência.
Achei a quadra bastante mal-cuidada, mas como há uma reforma prevista para logo após o carnaval é natural que não haja muito investimento em algo que será mexido.
Eu queria gravar alguns vídeos de bateria e do samba na quadra. Com a demora no início do ensaio - que só começou quase dez da noite, consegui o meu intento.
Esquenta com a bateria mostrando que a Tabajara do Samba - da qual já tive a honra de fazer parte, em 2004 - está cada vez melhor. No vídeo acima há praticamente todo o aquecimento de nossa bateria. Reparem no gestual de Mestre Nilo Sérgio.
O samba de esquenta, uma vez mais, foi "Contos de Areia", de 1984. O puxador Gilsinho fez um discurso bastante interessante motivando as alas de comunidade e ressaltando a alegria de estar na Portela, desfilando pela Portela, ensaiando pela Portela. Achei bem legal.
Reparem no vídeo acima como o povo canta o samba da escola. Achei as alas de comunidade bem mais afinadas que esta mesma época no ano passado.
O samba está longe, muito longe das melhores tradições da escola - muito por causa do enredo - mas acredito que vá "pegar" na avenida. Ele não cansa mesmo depois de uma hora e meia de execução, muito ajudado pela excelente performance do puxador Gilsinho e pela bateria.
Consegui, também, filmar todo o show que nosso casal de mestre sala e porta bandeira deu durante o ensaio. Lucinha Nobre me surpreendeu pela simpatia, e olha que ela substitui nada menos que a filha de Wilma Nascimento, maior porta bandeira da história do carnaval carioca.
Emocionem-se também no vídeo abaixo.
Outra coisa legal é a possibilidade de rever amigos, como mostro nas duas fotos abaixo.
Duas pequenas críticas merecem ser feitas: uma vez mais a bebida acabou cedo - isto é histórico na escola, há pelo menos dez anos - e o ensaio se restringiu ao samba de 2010, sem os sambas antigos que outrora ocorriam após o ensaio técnico.
Embora não esteja frequentando a quadra como gostaria, sempre é um enorme prazer estar lá. Ressalto que o ambiente era de total paz e harmonia.
Retorno tranquilo para casa, só sobrou a dor de cabeça hoje pela manhã - a cerveja era Cintra... Mas nada é perfeito.
Se puderem, visitem a Portela. É uma experiência sempre renovadora de mentes e corações.
YouTube: a invenção do século.
ResponderExcluirNo meu canal do YouTube tem varios videos de escolas de samba na Sapucaí, de carnavais passados, gravados por mim.
Tá em 2 canais:
1) www.youtube.com/fabriciosgomes
2) www.youtube.com/fabricioasgomes
Abs,
Fabrício
Cintra é dor-de-cabeça na certa! Idem Antarctica! E a Lei Seca na volta pra casa? rs
ResponderExcluirDa proxima vez que for a esse ensaio, me avise com antecedência (1 ou 2 dias), q me programo.
ResponderExcluirPS - Sabado vou com a patroa e amigos da História no ensaio do Salgueiro, na quadra da escola. Não se anima não? rs
Abs!
po.. o Rogerinho é irmão de um colega meu do trabalho...
ResponderExcluirse eu soubesse que vc iria ontem, teria me programado, não fui a Portela ainda...
Só alegria né Migão!
ResponderExcluirPermita-me algumas perguntas de serviço de utilidade pública, :-)
Esses ensaios são diários?
São abertos ao público em geral?
Pelo que eu pude ver o espaço fica pequeno pra tanto pé de samba.
É cobrada entrada ou só aquilo que é consumido?
Quem lucra com esses ensaios, a própria escola?
E segue o baile, rss
Vamor por partes:
ResponderExcluir1) Não tinha Lei Seca, eu evitei a que tem na Av. Brasil - tinha bebido duas latinhas;
2) Sal e manga esta época do ano é furada;
3) drica, todo ano vou na primeira quarta feira do ano,quando ainda está suportável
Tati, na ordem:
ResponderExcluir1) A Portela ensaia quartas, sextas e domingos. Só se cobra ingresso às sextas;
2) Sim, é aberto ao público;
3) a renda é da escola. A mangueira, por exemplo, a cada sábado faz R$ 1 milhão, aproximadamente;