terça-feira, 16 de junho de 2009

Samba de Terça

Hoje, em nossa série "Samba de Terça", um samba de que gosto muito, em especial pela sua poesia: "Chora Chorões", Estácio de Sá, 1985.

Trazendo como enredo o nosso chorinho, ritmo genuinamente brasileiro, o samba fazia referências aos principais ícones desta espécie de música, tão brasileira. O enredo era do carnavalesco Fernando Alvarez.

O samba era de autoria de Djalma Branco, Caruso, Jangada e Djalma das Mercês, e o curioso é que o Mestre de Bateria era o famoso Ciça, hoje na Grande Rio.

A escola obteve o décimo lugar no desfile do Grupo Especial - chamado à época de "Grupo 1A", com 200 pontos.

Vamos à letra:

"Embalados neste som dolente
Vamos nessa minha gente
Unir os corações
Anda, meu amor, a hora é esta
Os chorões estão em festa
Gemem primas e bordões... nos salões
Soluça bem alto um cavaquinho
Chorando acordes, um pinho
Diz que é tempo de sonhar e recordar

E lá vou eu
Meu bem, também
Choramingar

E nesta festa
Sou chorão e vou chorar
Sou carinhoso desde bem pequenininho
Tico-tico sai do ninho
Pra comer o meu fubá (E em noite alta...)
Em noite alta
Murmura a flauta
Apanhei-te cavaquinho
André de sapato novo
Pede ao povo
Pra chorar também brasileirinho

Urubu malandro
É dengoso e quer dançar
Agarradinho
Nas cadeiras de iaiá"


Você pode ouvir o samba, em versão de estúdio, aqui. Um vídeo do Youtube com um resumo do desfile, aqui.

Eu só lamento que a escola não tenha se lembrado deste samba na onda de reedições que engendrou nesta primeira década do Século XXI.

Semana que vem, um dos sambas mais lembrados dos últimos tempos, de volta ao Grupo de Acesso: Unidos da Tijuca 1999.

8 comentários:

  1. Eu adoro esse samba, assim como adoro esse desfile. Eu era uma apaixonado e um iludido pelas escolas de samba, talvez por isso fosse mais feliz. Tinha meus 12 anos nesse carnaval e este samba foi um dos que mais me marcou.

    Até hoje me pego a cantar esse samba da Estácio. Aliás, bons tempos da Estácio de Sá. Bons tempos da Unidos do São Carlos. Parabéns ao berçário do samba!

    ResponderExcluir
  2. Não posso deixar de colocar que aguardo ansiosamente a próxima terça, pois considero essa samba da Tijuca o melhor de todos dos anos 90.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade eu ainda tenho de procurar o áudio em meus arquivos. O brabo é que eu não tenho uma mísera foto deste desfile.

    ResponderExcluir
  4. Mas será este o samba, de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  5. ###

    Sugestão de samba da terça.
    Caprichosos de Pilares:
    Botá, botá, Botafogo nisso!
    :o)))

    ###

    ResponderExcluir
  6. Chico, este está na fila. Entretanto, como sou amigo do carnavalesco, quero ver se faço uma coisa diferente.

    ResponderExcluir
  7. sambaço, que ao meu ver foge um pouco aos padrões engessados de hoje embora houvesse um compromisso com o enredo o samba nao necessariamente fala do choro de forma vamos dizer academica tipo , começou em 1900, na casa de fulano de tal e terminando no choro do futuro, mas fala do ritmo de uma forma poética que dá balanço ao samba dá embalo, sem contar a competencia dos compositores utilizando nomes de choros nos versos encaixando perfeitamente, e o refrao final chega parecer estranho mas nos dias de hoje seria impossivel por ser simples e bonito
    O blog tá bacana
    Poeta

    ResponderExcluir
  8. Poeta, por ai a gente vê como caiu o nível dos sambas...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.