quarta-feira, 10 de junho de 2009

Samba de Terça

Bom, na nossa série "Samba de Terça", hoje trazemos um samba do tempo em que a Acadêmicos do Grande Rio não baseava sua presença na mídia pelo fato de ser "a escola dos artistas".

Na década de 90, a escola trouxe uma sequência de bons sambas para a Avenida Marquês de Sapucaí, e trago aqui o primeiro desta série: "Águas Claras para um Rei Negro", de 1992, que deu à escola o passaporte definitivo para o Grupo Especial.

O enredo, de autoria dos carnavalescos Sônia Regina e Lucas Pinto, fazia relação entre o culto ao Orixá "Oxalá" e a liberdade do povo brasileiro, em especial a do negro. Seu objetivo, de acordo com a sinopse - que você pode encontrar no ótimo "Galeria do Samba" - era despertar o patriotismo do brasileiro, "que ama a sua terra e espera dela o melhor para si e seu semelhante"

O samba, de autoria de G. Martins, Adão Conceição, Barbeirinho e Queiroz, tem a seguinte letra:

É hora de seguir com fé
E pedir axé, para o deus maior
Chega, de violência, sofrimento e dor
O pelourinho ainda não findou
Para os ocultos opressores da nação
Há de vir um negro rei, para purificar
Nossa libertação com as águas de Oxalá
Sapucaí, meu quilombo (vou cantar)
Grande Rio é a bandeira (vou lutar)
se é isto que nos resta
Vamos fazer nossa festa
Nos costumes de além-mar

Tem frutos da natureza
É bom demais (bis)
Vamos dar em oferendas
Para o rei dos Orixás

Todo mundo quer saber, quer saber
Da real libertação
O anseio de um povo
De nascer um Brasil novo
Livre dessa servidão
Será, que quem traçou nosso caminhos
Deixou outro pergaminho pra nova libertação
Voa divina pomba da paz, igualdade vê se traz
Para todos eu espero
E quando esse milagre então fluir
Todos vão se juntar se produzir
Nas cores verde e amarelo
(Porque)

Para ser livre
Nunca é tarde demais (bis)
Onde há fé e esperança
A crença não se desfaz

O MP3 do samba pode ser ouvido aqui. Coloquei um link do Youtube com um trecho do desfile.

A escola foi a grande campeã do Grupo de Acesso A na manhã do domingo de carnaval, com 316 pontos, garantindo a sua ascensão definitiva para o Grupo Especial, o Olimpo das escolas de samba cariocas.

O curioso é que o samba não ganhou o "Estandarte de Ouro" de melhor samba do Grupo de Acesso, que ficou com o belo samba do Império Serrano. 1992 talvez seja a melhor safra da história deste grupo.

Semana que vem, vamos viajar à década de 80, com um samba de que gosto muito: Estácio de Sá 1985, "Chora Chorões".

5 comentários:

  1. Migão,
    como já disse antes, o samba da sapucai não é a minha praia mas gostaria de fazer um pequeno comentario a respeito do post "1968 - Nostalgia do que não vivi" ... eu também pouco vivi ou quase nada eu vi daqueles tempos mas lamento profundamente que muitos que estiveram diretamente ligado àquela situação estejam hoje nos poderes legislativos e executivos do Brasil fazendo o que todos fazem no sentido mais negativo da palavra ... ou seja lubridiando o povo e enchendo o pote de dinheiro ...


    Vovô xaruto

    ResponderExcluir
  2. Xaruto, como escrevi no post "Da Hipocrisia", e em outro sobre ética, quem está lá é porque é reflexo da sociedade.

    Os políticos não são "corpos estranhos". Nós criticamos os caras mas adoramos o jeitinho brasileiro, adotamos a ética de acordo com a nossa conveniência.

    Quando digo "nós" é o povo em geral.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostava muito da ala de compositores da escola de Caxias nos anos 90 e era muito entusiasmado com a Grande Rio. Era um samba magnífico atrás de outro. Até hoje me lembro e amo cantar muitos deles.

    Infelizmente depois do patrocínio da Vale do Rio Doce a escola entrou nessa de enredos patrocinados e mídia global aliados a sambas de qualidade duvidosa.

    Mas para o nosso pesar foi a partir desse mesmo ano que a escola passou a freqüentar de fato a disputa pelo título do carnaval, tendo inclusive merecido o campeonato de 2006, sem desmerecer a Vila Isabel.

    Migão, estou na expectativa do "Chora, Chorões", samba que canto sempre até hoje.

    Aliás estava ouvindo hoje os sambas das escolas campeãs de 1979 a 1998 e também os CD das escolas de 1999. O andamento dos sambas se torna bem mais lento a medida em que formos nos afastando no tempo pretérito. Mas os de 10 anos atrás ainda são muito mais melodiosos dos que os atuais e olha que não são grandes coisas, hein. Um fato a ser analisado.

    ResponderExcluir
  4. sambaço mas há de se mencionar tambem o talento do David cantando esse samba alias o David tem o dom de levantar sambas, nao lembro de samba ruim que ele tenha interpretado e o melhor deles pra mim Dono da Terra que acho que já merece um post no samba de terça
    a Grande Rio tinha grandes sambas mas acho que o último grande samba dela foi o do gentileza de lá pra cá nao me empolguei com nenhum outro apesar de ter defendido na quadra o campeao de 2002 aquele dos papagaios nas terras do maranhao
    blog tá bacana
    Poeta

    ResponderExcluir
  5. Poeta, eu acho que não tenho o áudio de "O Dono da Terra". Mas é uma excelente sugestão.

    P.S. - Acho horroroso o samba do Gentileza, um puta enredo desperdiçado de forma criminosa.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.