terça-feira, 23 de junho de 2009

Samba de Terça

Hoje, em nossa coluna "Samba de Terça", um samba que é amado por nove entre dez fissurados pelo tema: "O Dono da Terra", Unidos da Tijuca 1999.

A escola vinha em um panorama complicado. Havia sido rebaixada para o Acesso A no ano anterior, com um enredo polêmico sobre o centenário do Vasco da Gama.

Reza a lenda, jamais confirmada, de que a influência do então vice-presidente do clube Eurico Miranda na escola teria contribuído para o descenso da escola em 1998.

O saudoso carnavalesco Oswaldo Jardim elaborou um tema indígena, mesclando os costumes dos povos da floresta com suas lendas. Em suas palavras:

"A UNIDOS DA TIJUCA vem falar exatamente da essência, comportamento e mitologia deste nosso irmão mais velho. Falar de seus costumes, hábitos e principalmente seus sonhos.

Vamos propor a todos uma mágica viagem rio acima, onde o cicerones são pajés, que com a sua magia nos farão, porque não dizer virtualmente, mergulhar nesse mundo mágico de nosso irmão mais velho com intuito de conhece-lo melhor, dando a nós oportunidade de amá-lo de verdade, respeitando-o em sua essência e compreendendo sua verdadeira missão neste abençoado pedaço do Planeta."


(Fonte: Galeria do Samba)

O samba soube captar o espírito dos pajés e embalou a escola rumo a um desfile antológico no sábado de carnaval, 13 de fevereiro de 1999. Muitos afirmam que, se passasse no Grupo Especial, a escola figuraria tranqüilamente no Desfile das Campeãs.

A escola foi campeã do Acesso A naquele ano, com 180 pontos e notas máximas em todos os quesitos, assim conquistando o direito de retornar ao Grupo Especial no ano seguinte.


Vamos à letra do samba:

Autor: Vicente das Neves, Carlinhos Melodia, Haroldo Pereira, Rono Maia e Alexandre

Puxador: David do Pandeiro

"Hoje a Tijuca canta,
Sacode e balança esta cidade
Viaja no conto do índio
O dono da Terra, que felicidade
No cantar do Uirapuru
Tantas lendas pra contar
Sob as ordens de Rudá
Iara mandou, Jaci clarear
E seu caminho iluminar

Veja, o orvalho vem caindo
Cheiro das matas vem surgindo
Vou navegar meu rio, o mar
Mistérios que vou desvendar

Por essas matas verdejantes
Têm seres sobrenaturais
Mulheres metade serpentes
Curumins dançantes
E vi estranhos animais
Farturas encontrei, com as plantas conversei
Com as bênçãos de Rairu
Sentei pra meditar

Se a lua for minguante eu peço a proteção
Me deixa com as guerreiras festejar

Pedras preciosas quero me enfeitar
Encantar a índia com o meu olhar
Só Tupã sabia
Que eu não podia me apaixonar"


Você pode ouvir o samba aqui. Abaixo, o vídeo do desfile:






Semana que vem, vamos viajar ao Acesso C, 2007, Acadêmicos do Dendê. Samba do qual tenho o privilégio de ser um dos autores.

5 comentários:

  1. realmente nao conheço ninguem que desgoste desse samba e com toda razão é um grande samba.
    porém mais uma vez, nao tirando o mérito dos compositores a interpretação do David fez muita diferença tanto que durante um bom tempo quase nenhum interprete se atrevia a canta-lo e os que faziam era gritante a inferiodirade em relação a interpretaçaõ do david era um caso claro do samba que se encaixava perfeitamente na voz do puxador, com mais tempo do samba de terça vamos concluir que uma grande parte dos sambas que vc vai colocar ai terão sido defendidos pelo David, ele tinha tudo pra ser maior do que é no mundo do samba sou fã do trabalho dele
    Mauricio Poeta

    ResponderExcluir
  2. Curioso é que este não é um dos meus sambas preferidos.

    O problema do Davi do Pandeiro é que a responsabilidade não é o forte dele.

    ResponderExcluir
  3. Um dos meus sonhos é um dia poder assistir no sambódromo um desfile.
    :o(
    Este samba é muito bonito, mas também tenho outros preferidos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Zé, não é tão difícil assim assistir ao desfile.

    De quais sambas gosta ?

    ResponderExcluir
  5. Esse samba e esse desfile foi o que me deu mais alegria em toda a década de 1990. Maravilhoso samba, antológico. A Tijuca ganhou com louvor. Merecidamente.

    Ouvi dizer, na época, que a escola subiria de qualquer maneira pois já estaria combinado. Isso eu não sei se houve, mas se houve nem precisaria. A Tijuca foi maravilhosa e em 2009 foi o melhor desfile de todos os grupos. Melhor até que o da Mocidade e Beija-Flor.

    E no ano seguinte, a Tijuca abrindo a segunda-feira, ficou em 5º lugar. Muito bom.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.