sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sincretismo Religioso, São Jorge e Candomblé - II

A amiga Tgart, especialista em Candomblé, me envia gentilmente algumas correções sobre o texto escrito ontem sobre o assunto.

Vamos a elas:
  1. Desde o ano de 2008, o Governador Sérgio Cabral transformou a data em feriado estadual;
  2. Discordo do pesquisador Reginaldo Prandi, professor de Antropologia da USP que se iniciou no Candomblé apenas para ter acesso aos rituais de iniciação. É uma grande besteira dele dizer que a Umbanda é uma adaptação carioca entre o Candomblé e o Catolicismo. Trata-se de uma religião brasileira, monoteísta, nascida no Rio de Janeiro, que congrega influências da cultura religiosa de diferentes etnias (negra, branca e indígena), por meio do Candomblé (também monoteísta), do Cristianismo (monoteísta) e de manifestações religiosas originárias dos indígenas.
  3. Outro detalhe importantíssimo: o Candomblé praticado no Brasil é completamente diferente da religião africana.
Como disse no post original, por não pertencer à religião - embora goste de toda a cultura permeadora da mesma - já sabia que ocorreriam imprecisões no texto original.

(Foto: Cubango 2009, "Afoxé". Fabrício Gomes)

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.